Visando 2016, 2020 e o futuro do esporte brasileiro


Nesta sexta-feira, popularmente conhecida como o dia de amanhã, haverá o início do primeiro Campeonato Mundial Júnior de Maratona Aquática a ser sediado no Canadá. O Brasil terá representante nas duas categorias da competição: a júnior, destinada para atletas entre 17 e 18 anos, e a juvenil, que reúne nadadores de 14 a 16 anos. Hei de se ressaltar que a competição é aberta tanto para garotos como também para garotas.

Mas bem, o que vem a caso é que já será possível ver alguns potenciais nomes que poderão brigar por um resultado seja nas Olimpíadas de 2016 como nas de 2020 e isso é o que faz com que a atenção se volte para um evento que em si não traz muitos atrativos.

Um bom desempenho, sobretudo, na categoria júnior já deverá deixar claro que alguns atletas possuem um potencial grande e merecem ser olhados de maneira diferente porque é muito provável que eles venham brigar por uma vaga nos Jogos de 2016 e possam vir ainda mais forte para 2020. 

Enquanto isso, os da categoria juvenil podem se credenciar a surpreender cada vez mais e quem sabe chegar bem para 2016, no entanto, o mais plausível é que tendem a brigar por uma vaga e, quem sabe, uma medalha quanto aos Jogos de 2020.

Chegar aqui e já falar quanto a preparação para 2016 e 2020 parece exagero. Mas não é. Se o Brasil pretende um dia ser uma potência olímpica precisar dar atenção para a base e já prestar atenção em nomes que já começam a evidenciar certa qualidade. Por isso, nada mais justo do que manter os olhos em competições destinadas em jovens seja já pensando em 2016, 2020 ou apenas no futuro do esporte brasileiro.

Representantes brasileiros na competição

Categoria Juvenil: Rodrigo Corrêa, Giovanny Lima, Mariana de Souza e Nicole Ribas
Categoria Júnior: Diogo Andrade Villarinho, Matheus Isidro, Gabriela Cordeiro e Gabriela Rocha

Calendário de provas

Sexta-feira (17/08): Júnior - Masculino e Juvenil - Feminino
Sábado (18/08): Juvenil - Masculino e Júnior - Feminino 
Domingo (19/08): Juvenil - Por Equipes e Júnior - Por Equipes

This entry was posted on quinta-feira, 16 de agosto de 2012. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

One Response to “Visando 2016, 2020 e o futuro do esporte brasileiro”