O melhor time da América do Sul


Se tem uma coisa que a edição deste ano da Copa Sul-Americana foi importante esta é o fato de que, enfim, a competição não foi tão menosprezada como nos últimos anos, sem contar que o infeliz apelido de segunda divisão da Libertadores  passou a ser usado apenas por verdadeiros "idiotas" os quais ainda acreditam que o único futebol bem jogado é o brasileiro.

Mas bem, todas estas consequências vieram a acontecer graças ao fato de que o torneio reuniu equipes de melhor nível e um clube em especial ganhou atenção de todos, até mesmo dos menosprezadores da Sul-Americana. Coroando um 2011 fantástico, a Universidad de Chile acabou por sagrar-se campeã da competição, apresentando um futebol vistoso e passando por cima dos tupiniquins Vasco e Flamengo, chegando até mesmo a ganhar a admiração dos "idiotas" citados no primeiro parágrafo.

A campanha de La U dá inveja a qualquer time. Foram 12 jogos, destes tivemos 10 vitórias e 2 derrotas, título invicto e rendendo comparações, justas em minha opinião, com o Santos campeão da Libertadores deste ano.

Muito bem treinada pelo argentino Jorge Sampaoli, a equipe viu seu estilo de jogo ser definido aos poucos pelos mais diversos técnicos que treinaram a equipe, porém, independente do treinador que esteja no comando, o estilo de jogo sempre se assimilará a um nome: Marcelo "El Loco" Bielsa.

A equipe joga no clássico 3-4-3 que Bielsa costuma usar em seus times. Os dois zagueiros que costumam jogar pelas laterais (D. Gonzalez e Rojas) chegam até mesmo a avançar e marcar seus adversários em cima. O brasileiro Marcos Gonzalez faz a função do clássico líbero, sendo responsável por jogar atrás da defesa e ser o homem do último bote.

O restante da equipe joga sempre com o mesmo intuito: partir pra cima. Outra característica clássica dos times de Bielsa, porém, La U joga com uma intensidade maior e apresenta uma grande dinâmica de jogo sabendo trabalhar bem a bola.

Por fim, resta comentar daquele que foi, disparado, o melhor jogador da Sul-Americana: Eduardo Vargas. O jovem atacante de 22 anos é de extrema habilidade, tem uma técnica invejável, esplendorosa visão de jogo e sabe fazer gols, sendo artilheiro da competição com 11 gols (recorde de gols em uma mesma edição). Com isso tudo, o chileno veio a ter importância extrema, sempre se movimentando muito bem, o craque do torneio sempre vinha a ditar o ritmo do ataque, vindo a ser auxiliado pelos bons atacantes Castro e Canales, outros dois nomes interessantes desta equipe.

O título invicto da Sul-Americana, coroou o melhor time da América do Sul e mostra que a tão questionada  competição não reúne apenas times de segundo escalão. A Universidad já se encontra a 35 jogos sem perder, chegou a ser comparada com o Barcelona e, assim vai conquistando novos admiradores, como este que vos escreve. O lado triste é saber que grande parte dos excelentes jogadores que formavam a equipe, se vão e a Libertadores de 2012 perde um enorme atrativo.

This entry was posted on quinta-feira, 15 de dezembro de 2011. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

One Response to “O melhor time da América do Sul”