Alternativas para o Palmeiras


Está certo que o time do Palmeiras é bastante ruim, mas, Felipão sabe como armar equipes com peças com pouca qualidade. Não acho certo o Verdão manter uma base tão fraca, porém, creio eu, que se bem armada, a equipe pode render bem mais do que na apática temporada do ano passado.

Auxiliado por um amigo, desenvolvi algumas alternativas táticas para a equipe. Bem, vamos a ela, a começar pela forma de como eu armaria o Palmeiras no 4-2-2-2:


Um 4-2-2-2 clássico. Linha de 4 na defesa; Márcio Araújo e Assunção como volante podendo colecionar subidas ocasionais; mais a frente  aparecem Valdívia e Daniel Carvalho com a responsabilidade de armarem o jogo e aparecerem no ataque; como dupla de ataque, o recém-contratado Barcos e o contestado Luan.

O que eu acho que talvez falta para este esquema render bem seja um companheiro para Barcos, não gosto de Luan e ele não passa de uma boa opção para o elenco, não tem futebol pra jogar de titular em time grande. 

No meio-campo, Assunção e Araújo tem condições de segurar a barra, Daniel Carvalho e Valdívia, pelo que vi nos dois primeiros jogos, podem muito bem armar o jogo. E assim fica.

O outro esquema pensado por mim é o 3-6-1. Vamos a ele:


Três zagueiros na defesa; Araújo e Assunção fazem a dupla de volantes com a obrigação de conter os avanços dos alas, além de serem os cães de guarda da defesa; Cicinho e Juninho aparecem pelas alas, não esquecendo de que eles tem que ajudar na marcação também, o interessante, é que eles são laterais que prezam por saber joga mais a frente e assim ficam mais livres; Valdívia e Daniel Carvalho possuem a mesma função do 4-2-2-2; Barcos a frente podendo fazer o pivô e sendo responsável por ser o homem do último toque.

Creio que este esquema seja o melhor pelo fato de destacar bem as principais qualidades de Cicinho e Juninho, criando mais uma opção pra jogadas ofensivas. Sem contar que é possível ver o contra-ataque sendo uma opção muito bem idealizada.

Bem, estas são as alternativas que dou para o Palmeiras. Mas, vale ressaltar, o time não é brilhante, talvez, bem armado, possa dar certo e possa maquiar um pouco a fraqueza do elenco. Vejamos no que dá...

This entry was posted on sexta-feira, 27 de janeiro de 2012. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

2 Responses to “Alternativas para o Palmeiras”

  1. Que tal um ofensivo 4-2-4 como antigamente.

    Bruno, Cicinho, Henrique, Leandro Amaro e Juninho.
    Marcos Assuncao e Daniel Carvalho. Maikon Leite, Valdivia, Barcos e Luan.

    ResponderExcluir
  2. Não interessa o esquema, a verdade é esta: o elenco é fraco e vai fazer vergonha em 2012.

    Saudações!!!

    ResponderExcluir