Ah, o povo americano...


Toda vez que olhava para a figura do venezuelano Ozzie Guillen, treinador do Miami Marlins na MLB, sempre me via a mente aquela figura de latino doidão, que ama Che Guevara e cia, odeia o capitalismo e tem amigos traficantes (profissão que muitas vezes é exercida pelos latinos doidões), mas bem, isso não vem a caso. O que me faz vir aqui (depois de um longo período parado) é para falar da punição que Guillen levou por elogiar Fidel Castro. 

O técnico declarou a frase: "Eu amo Fidel Castro". Isso em uma entrevista a conceituada revista Time. Vale ressaltar que ele disse essa frase nos Estados Unidos e lá nada relacionado a Cuba e muito menos a Fidel Castro pega bem. Consequência disso tudo: os americanos difamando o treinador do clube de Miami, latinos que vivem na região da sede da equipe idolatrando-o, imprensa se posicionando de certa maneira contra, resumindo, aconteceu o maior fuzuê. Buscando se manter bem com a massa nacionalista norte-americana, a diretoria do Marlins suspendeu Guillen por 5 jogos.

Essa suspensão fez recair uma coisa sobre a minha cabeça: cadê a liberdade de expressão?

Tudo bem que o venezuelano tem que entender as circunstâncias do local onde trabalha e que tinha condições da confusão que armaria antes de falar, mas, o país é livre, todo mundo fala o que quiser, aonde quiser, a hora que quiser.

Um exemplo, eu sou brasileiro, jogo em um time de futebol do país, de repente, de uma hora pra outra, vou dar entrevista pra uma revista e digo: "Eu amo Maradona". Eu não fiz nada de errado no serviço, extra-campo falei algo que não pega bem no Brasil, pode ser falta de ética, no entanto, estou no direito de falar o que quiser e não é justo ser punido por isso.

Ozzie Guillen não fez nada de errado no serviço, vai começando agora a temporada da MLB frente ao comando do time e ainda está se consolidando. Por isso, não adianta ser queimado por uma declaração que vai contra os princípios políticos dos tão patrióticos norte-americanos.

This entry was posted on quarta-feira, 11 de abril de 2012. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

One Response to “Ah, o povo americano...”

  1. Fala Felipe

    Adorei teu espaço! Tb sou apaixonado por esportes. Fui atleta do Pinheiros e trabalho há anos como jornalista esportivo em tv e internet. Tornei-me blogueiro, além de correr em provas de rua. Coisa de apaixonado pelo oq faz, como sinto que tb seja contigo.
    É importante apoiarmos as boas iniciativas em divulgar os esportes. Especialmente sendo modalidades que nos identificamos tanto. Possuo seis blogs que tento ir atualizando na medida do possível. Os dois que mais atuo são o www.londresolmpica.blogspot.com (sobre os próximos jogos Olímpicos) e www.passadasfirmes.blogspot.com (especializado em corridas de rua). Convido vc pra conhece-los, como tb meu twitter @tatolimpico. Vamos trocar boas figurinhas, já até me tornei teu seguidor e vontarei mais vezes aqui pra te ler e deixar meus coments.
    Conte com o novo amigo paulistano aqui.

    Grande abraço

    Everton Domingues
    Editor de esportes

    ResponderExcluir