Wembley vai pegar fogo...


Amanhã, às 15h45, o estádio de Wembley, na Inglaterra, receberá o jogo mais importante da temporada europeia. Barcelona e Manchester United, realizam a final da UEFA Champions League, a competição interclubes mais famoso e importante do mundo.

A partida de amanhã dará uma grande chance ao Manchester United. Após sair derrotado na final da Champions em 2008/2009, os Red Devils possuem grandes chances de se vingar e dessa vez sair vitorioso da final.

O Barcelona chega a final de amanhã com status de melhor time do mundo. Jogando um futebol vistoso, a equipe conta em seu elenco com grandes jogadores, incluindo os melhores do mundo: Messi, Xavi e Iniesta. A equipe vem de uma temporada fantástica, atual campeão espanhol com grandes méritos e sem chance alguma para o grande rival Real Madrid, a equipe catalã chega a final sendo considerado o grande favorito ao título.

Sem ter feito grandes concentrações, o Manchester United, atual campeão inglês com pleno domínio, revela-se a equipe com um dos melhores elencos do mundo, dizendo na prática, pelo fato de nome-a-nome encontrarmos elencos melhores, mas com a excelente maestria de Sir Alex Fergunson vimos jogadores, como Gibson, Evans e cia; renderem além de sua capacidade fazendo com que em campo temos um excelente time, não pelo jogo bonito, mas sim pela extrema regularidade.

Não é preciso ressaltar os pontos fortes do Barcelona. Sem dúvida é o toque de bola, Xavi e Iniesta beiram a perfeição em questão de armação de jogadas; Messi com toda sua genialidade é o camisa 10 tipíco. Um dos jogadores mais questionados no time titular catalão, Sergio Busquets, cresceu muito e se mostra um excelente volante. 

O Manchester possui como pontos fortes sua defesa brilhante e consistente, seu meio bem cadenciador e um ataque matador. Em uma equipe com jogadores experientes, acostumados a decisões, o time não deve encontrar extremas dificuldades em relação ao psicológico. Dentre os jogadores destaco a dupla de zaga (Vidic e Ferdinand, Nani, Giggs, Rooney e Chicharito, que vejo como os candidatos a heróis.

Os pontos fracos são poucos a ser ressaltados no Barcelona, mas não deixam de faltar. A defesa de equipe caso conte com Mascherano amanhã torna-se muito fraca, pela baixa estatura do argentino, outro fator defensivo que pouco me agrada na equipe é o fato de que quando Daniel Alves cai pela direita, a lateral torna-se muito vulnerável, permitindo uma facilidade maior para ataques rivasi.

Apesar de apresentar uma equipe bastante balanceada, o Manchester apresenta também alguns erros. A falta de criatividade do meio-campo é o que mais preoucupa, em um meio que provavelmente terá Valencia, Park Ji-Sung, Giggs e Carrick, vimos apenas um jogador com extrema habilidade na armação, no caso, Ryan Giggs, sendo que Valencia, Park e Carrick são bons jogadores mas o pragmatismo atrapalha.

Espero um grande jogo amanhã. Tenho plena certeza de que o Barcelona virá com seu tradicional futebol ofensivo. Messi, Xavi e Iniesta são craques e a chance de serem os homens a decidir a partida são enormes.

Quanto ao Manchester, a equipe também não deve vir com um jogo diferente do que  vinha apresentando na temporada, um jogo regular, taticamente equilibrado. A equipe precisa mais do que nunca de Giggs, que estou curioso a ver como se comportará após escândalos envolvendo seu nome, Rooney é outra peça-chave para amanhã. Chicharito é outro que pode surpreender.

Espero um jogo bastante equilibrado para amanhã, como já disse, o estilo de jogo das duas equipes não será tão diferente, então a partida deve manter-se no nível o qual as duas equipes jogaram essa temporada. Caso o Barça venha a vir com Mascherano compondo a zaga, acredito que o Manchester tenha mais chance. Contudo, se a equipe inglesa marcar bem e conseguir cadenciar bem seu jogo, o Barcelona encontrará diversas dificuldades.

Para fechar, deixo o meu palpite para amanhã. Com toda sua inteligência tática, Sir Alex Fergunson deve armar um Manchester mais uma vez perfeito taticamente, a marcação e o toque de bola devem ser os trunfos da equipe, porém ter Xavi, Iniesta e Messi no time, decide (e muito), conclusão: partida imprevisível, mas acho que o Barça vence por 2 a 1.

This entry was posted on sexta-feira, 27 de maio de 2011 and is filed under ,,,. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

Leave a Reply