Bom e ruim para o Brasil


César Cielo, um dos maiores nadadores do mundo, recordista mundial dos 50 e 100 metros livres, talvez, o maior nome do esporte brasileiro atualmente. Dono de uma conduta exemplar, dentro e fora das piscinas, ganhando ainda mais o status de um dos meus maiores ídolos. 

Há pouco tempo atrás, Cielo, Nicholas Santos, Henrique Barbosa e Vinícius Waked, companheiros de treino, testaram positivo no exame antidoping para o uso de furosemida, diurético usado para emagrecer e "mascarar" outras substâncias.

Após diversas especulações, enfim, houve o julgamento dos nadadores. Com os atletas apresentando uma convincente tese de que o suplemento que usavam acabou contaminado durante sua manipulação, eles acabaram apenas por tomar uma advertência, já Vinícius Waked pegou um ano de suspensão por ser reincidente quanto ao doping.

O que vem a tona é que apenas essa advertência a Cielo e cia ocasiona consequências boas e ruins, vamos a uma análise de cada uma:

Lado bom: De fato, a presença de César Cielo no Mundial e nas Olimpíadas (evento que corria risco de ficar de fora) promove uma chance maior para o Brasil ir bem nas competições, além de engrandecer o esporte nacional, por ser Cielo ser um atleta de peso.


Lado ruim: Pensando na consequência boa, as confederações nacionais passaram a mão na cabeça de Cielo. Por ser um atleta de nível alto, o nadador deve conhecer muito bem o que toma, para evitar situações desagradáveis. Com isso tudo, é realçada ainda mais a impunidade brasileira, permitindo um avanço no tão contestado sistema de punição do antidoping brasileiro.

Por ser um grande fã de Cielo agradeci quando ele não foi suspenso, mas como aqui demonstro minha visão jornalística, acredito que uma punição, mesmo que pequena, ao nadador seria necessário, pois, volto a repetir, um atleta, ainda mais de alto nível, deve conhecer o que toma.

This entry was posted on quinta-feira, 21 de julho de 2011 and is filed under ,. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

One Response to “Bom e ruim para o Brasil”

  1. Lembrando que o goleiro ex-Barueri e que estava no Bahia, Renê, foi suspenso pelo uso da mesma furosemida. É um caso para se discutir.

    Abraço

    ResponderExcluir